Aqui você encontrará orientações para cuidar melhor dos seus equipamentos e dicas de como montar e gerenciar sua academia.

Mas para que essas dicas produzam melhores resultados é importante sempre estar atento as novidades do mercado e ser orientado por profissionais qualificados.

COMO SER PROPRIETÁRIO DE UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA?

U ma grande dúvida que paira na mente daqueles que gostariam de ter esse tipo de negócio é se realmente é preciso ter formação em educação física. A resposta é simples: não há a necessidade. O requisito básico para gerir um empreendimento é ter muito conhecimento sobre a atividade, no caso, as academias, conhecer o que há de mais novo no ramo, o que demanda mais procura, o que falta ao mercado, concorrência e muito mais. Por isso, não é preciso ser graduado, mas é mais do que necessário ter uma grande bagagem de conhecimento sobre as particularidades do seu negócio.

COMO PLANEJAR A ABERTURA DE UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA?

A ntes de colocar a mão na massa, planeje muito. Saiba que em qualquer mercado há estabelecimentos concorrentes, fortes, com nome sedimentado na praça, com clientela certa e preços acessíveis. Por isso, antes de pedir um empréstimo ou pegar todo aquele seu dinheiro guardado desde quando você era mais jovem, invista em informação. Acumule conhecimento, faça pesquisa de mercado, veja as características dele, quem poderia ser o seu público-alvo e as abundâncias e carências da área na sua cidade. Tudo precisa ser colocado na ponta do lápis.

INVESTIMENTO PARA ABRIR UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA

A inda falando de planejamento, uma parte importantíssima diz respeito ao capital inicial a ser investido. Para abrir uma academia de ginástica é preciso ter cerca de R$ 60 mil iniciais e esse montante será voltado, em boa parte, para a compra dos aparelhos. Esse dinheiro também inclui o aluguel do espaço (isso varia muito conforme a proposta do estabelecimento e do bairro) e abertura da firma.

Com o valor citado acima estamos nos referindo a um empreendimento de médio porte, em bairro de classe média. O valor pode dobrar se for ser montada uma academia de luxo.

PESQUISA DE MERCADO E LOCALIZAÇÃO IDEAL PARA ABRIR UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA

A pesquisa de mercado vai revelar pontos para todo o seu planejamento para abrir o negÓcio: o pÚblico em potencial. É conhecendo muito bem a sua clientela que o seu empreendimento terÁ sucesso ou será fadado ao fracasso. Talvez não seja uma boa atitude, por exemplo, encarar grandes redes de academia que já estão atuando na região em que você pensou em atuar. Isso por um motivo básico: você teria que comprar equipamentos do mesmo nível delas resultando em altos investimentos. Por isso, veja qual seria o possível consumidor que ainda não é atendido pelas academias. Talvez um público com uma determinada renda mensal ou faixa etária seja uma forma de identificar melhor quem será atendido. Veja com calma esses dados.

Também será possível retirar dessa pesquisa dados sobre a localização. Se o seu público-alvo é a classe C, que não costuma andar de carro, por exemplo, porque desperdiçar seu dinheiro alugando um espaço com estacionamento? Pense então em colocar a sua academia de ginástica em um local perto dos seus alunos, próximo a pontos de ônibus ou em locais de fácil acesso para eles. O local do seu negócio será definido quando as características do seu consumidor estiverem claramente reveladas.

Tudo depende de qual público alvo você quer atingir. Se for a classe média alta o seu foco de atendimento, invista em um bom espaço com estacionamento, localizado perto de prédios de luxo residenciais e edifícios comerciais. Tudo depende do valor a ser investido em estrutura também, porque a organização do espaço e o gasto vão depender do local onde ela vai se localizar e quem serão os seus frequentadores.

ESTRUTURA PARA ABRIR UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA

A A estrutura necessária para montar uma academia de ginástica deve estar ligada ao que será oferecido nela: se somente a musculação ou se haverá também aulas de ginástica, lutas, natação, dança, jump, spinning e por aí vai. Além disso, não só de aparelhos vive esse tipo de estabelecimento, mas também de outros equipamentos: colchonetes, halteres, anilhas, aparelhos usados para avaliação médica, ventiladores, espelhos, telefone na recepção, balcão e muitos outros. Tudo isso, pensando em um espaço mínimo de 250 m².

Ainda nesse quesito, é possível ter um pequeno espaço destinado a vendas de roupas de ginástica, luvas de musculação, suplementos alimentares, prendedores de cabelo, toalhas, garrafas, meias, barrinhas de cereal, enfim, tudo aquilo que pode complementar o seu estabelecimento. Esse espaço pode ser aberto mediante uma parceria com algum sócio, por exemplo, ou alugando um espaço para alguém que já atua no ramo de produtos complementares para academia de ginástica. É também uma forma de ganhar dinheiro. Funciona como se fosse uma loja de produtos para ginástica, uma forma também de facilitar a vida do cliente.

Os aparelhos para academia devem ser comprados em lojas específicas. A dica para comprar, é entrar em contato com as fabricantes dos aparelhos de musculação e ginástica, que em grande quantidade podem ser adquiridos com descontos e entrega no endereço desejado. Como são grandes, é indicado que sejam comprados apenas quando a estrutura já estiver montada.

FUNCIONÁRIOS PARA MONTAR UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA

O quadro de funcionários deve contar com recepcionista, faxineiro, professores de musculação e das aulas oferecidas, sendo geralmente os mesmos. Além disso, é recomendável a presença de um médico ou fisioterapeuta para realizar as avaliações médicas dos alunos iniciantes na academia. Contrate profissionais qualificados. Exija o registro dos profissionais de educação física no conselho de classe e veja se estão aptos a darem determinadas aulas. Spinning e jump, por exemplo, exigem cursos dos professores.

Outra dica é que o funcionário deve ser a cara do local. Desde o faxineiro, o responsável que limpa os colchonetes até o gerente, todos devem vestir a camisa do estabelecimento e passar os valores de onde trabalham. Se a ideia vendida é saúde, contrate pessoas que tenham hábitos saudáveis, que não parem para dar aquela tragada no cigarro depois do almoço, por exemplo. Se a academia for voltada para grávidas, contrate mulheres que tenham filhos e que gostem de ser mães. Tudo isso influencia e muito nos resultados e na fidelidade dos clientes.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABRIR UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA

U ma academia de ginástica precisa estar legalizada e isso requer a inscrição na prefeitura da cidade na qual ela é localizada, na Receita Federal e na Previdência Social, além do Conselho Regional de Educação Física e estar enquadrada como prestadora de serviços de atividades desportivas.

Para abrir uma empresa, é preciso ir à junta comercial do seu estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica e levar uma farta documentação que varia de estado para estado. Entretanto, os que são comumente cobrados são: contrato social, cópia do RG e do CPF, requerimento padrão (capa da junta comercial), Ficha de Cadastro Nacional (FCN) modelos 1 e 2 e taxas pagas através de DARF.

Já registrada, o dono da empresa receberá um NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa e com esse deverã se registrar no site da Receita Federal, onde será baixada uma relação de outros documentos que devem ser enviados por Correios e depois conseguirá o CNPJ.

Com o NIRE em mãos, o próximo passo é ter o alvará da prefeitura, indo atá ela. Em seguida, deve ser feita a inscrição estadual, o cadastro na Previdência Social e ter o aparato fiscal. Uma dica é também já entrar em contato com as operadoras de cartão de crédito para oferecer o serviço, hoje de extrema importância para quem está prestando serviços, pois o cartão de crédito é uma forma de pagamento popular no Brasil.